MUCUNA : O QUE É,BENEFÍCIOS,EFEITOS COLATERAIS E COMO TOMAR

Mucuna
Mucuna: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar
Os benefícios da Mucuna Pruriens, ou simplesmente mucuna são bem conhecidos da Ayurveda, a medicina milenar indiana, onde tem sido utilizada de forma terapêutica por muitas gerações para equilibrar os sistemas reprodutivo e nervoso do corpo. As sementes são a parte principal da mucuna e são geralmente consumidas na forma de pó, usadas para fins medicinais como um suplemento.


Muitas pessoas tomam o extrato ou pó das sementes de mucuna diluído em água como um chá e o consideram altamente estimulante e tão eficaz como o café para melhorar o estado de alerta. Pesquisas atuais incluem a planta no grupo das adaptogênicas, com propriedades que melhoram a adaptação do nosso organismo a situações de estresse.
Originalmente usada para tonificar e fortalecer o sistema nervoso e conhecida por melhorar o humor, além de manter o cérebro saudável e protegido, a mucuna pode ser fonte de muitos outros benefícios à saúde.

A planta Mucuna Pruriens – O que é?


Mucuna Pruriens é uma planta da família das leguminosas, também chamada no Brasil de café berão e pó de mico. Ela é nativa das florestas de clima tropical da América do Sul, África e das Índias Ocidentais.
As suas sementes ou grãos são de uma cor bege, marrom ou preto e crescem dentro de uma longa vagem aveludada curva cuja cobertura é conhecida por causar irritação quando em contato com a pele.
A planta é considerada um fixador de nitrogênio e é comumente usada como cobertura fertilizante do solo em terras degradadas pela agricultura.
A árvore de Mucuna Pruriens pode atingir até 15 metros de altura e não tem uma aparência tão bonita, embora possa produzir algumas flores que variam do branco ao roxo.
O contato com os bulbos, projeções espinhosas da planta, também pode causar prurido na pele. Outro fato interessante sobre esta planta é que ela é utilizada como uma alternativa ao café por alguns povos. As sementes são secas e moídas, em seguida, fabrica-se uma bebida na forma típica do nosso café.

A Mucuna Pruriens e o L-Dopa


Mucuna é uma das maiores fontes naturais de um aminoácido chamado L-Dopa (Levodopa), um precursor essencial para o neurotransmissor dopamina.
Manter níveis adequados de dopamina é essencial para nutrir as funções mentais, a saúde emocional, o sono, a memória, as habilidades motoras e a coordenação muscular.
Este aminoácido, o L-Dopa, é um composto conhecido por melhorar o humor e é frequentemente ingerido como suplemento natural para a depressão e a ansiedade, visto que estimula a produção de dopamina no cérebro.
Para relembrar, a dopamina é um neurotransmissor muitas vezes referido como “hormônio do bem estar”. Ele é produzido pelo cérebro quando estamos bem ou como mecanismo de recompensa do organismo e pode ser naturalmente estimulado através de várias atividades gratificantes como dançar, fazer e através de experiências sexuais prazerosas.


Ele é um intermediário da noradrenalina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, além de estimular também a produção do GH (hormônio do crescimento).
O L-Dopa é metabolizado em dopamina tanto pelo coração quanto pelo cérebro e seu uso pode ser muito útil para todos os indivíduos com problemas nervosos e transtornos de ansiedade que podem levar a doenças neurodegenerativas graves ou à redução da capacidade cognitiva.

Os benefícios da Mucuna Pruriens para o cérebro


Pesquisas sugerem que a mucuma protege o cérebro mantendo as funções cognitivas e neurais saudáveis, além de melhorar as atividades neurais. Tais benefícios são asociados à sua ação antioxidante.
O mecanismo físico por trás da sua ação é o seguinte: Todos os radicais livres têm um elétron desemparelhado que os torna instáveis no corpo humano. Os antioxidantes são capazes de adicional um elétron para a molécula de radical livre e assim neutralizar seus efeitos, particularmente sobre o cérebro.
O L-Dopa, aminoácido encontrado na mucuna, melhora a ação de neurotransmissores responsáveis por processos fundamentais do cérebro, além de dar ao cérebro mais capacidade de criar compostos necessários para o seu funcionamento.
O L-Dopa também é essencial na produção de dopamina e noradrenalina. Neurotransmissores ligados à sensação de humor, energia, prazer e motivação.


A Mucuna também é reconhecida por aumentar a agilidade mental e melhorar o nível de foco e concentração de uma forma diferente da cafeína. A ingestão de cafeína por algumas pessoas ou de acordo com a quantidade pode levar à ansiedade e ao nervosismo. A Mucuna Pruriens, ao contrário, pode acalmar os nervos do cérebro e promover ondas cerebrais estáveis e rítmicas semelhantes às emitidas pelo cérebro durante o sono e em momentos de serenidade.

Benefícios para a vida sexual


A mucuna é um afrodisíaco conhecido milenarmente por aumentar a função sexual e a libido. Ela também é notória por promover a fertilidade em homens e mulheres aumentando os níveis de contagem de esperma e testosterona masculinos, além de regular os ciclos de ovulação nas mulheres.
O suplemento ainda tem certas propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células sexuais de danos oxidativos.

Benefícios do uso de Mucuna Pruriens para tratar doença de Parkinson


O extrato de sementes de Mucuna Pruriens tem sido muito utilizado pela medicina tradicional indiana Ayurveda, para tratar diversas doenças, incluindo a doença de Parkinson. O L-Dopa presente na mucuna afeta positivamente o metabolismo da dopamina no sistema nervoso. Este neurotransmissor ajuda a melhorar os sintomas do Parkinson em seres humanos.
Isto se dá porque a doença de Parkinson é caracterizada pela produção parcialmente diminuída de dopamina e a Mucuna Pruriens pode influenciar na regulação dos níveis de dopamina. Estudos preliminares indicam que a forma natural de L-Dopa da mucuna fornece resultados equivalentes, ou até melhores, em comparação com a mesma substância fabricada em laboratório. E melhor, sem os efeitos colaterais comuns causados pela droga sintética como náuseas, vômitos e movimentos musculares involuntários.

Mucuna Pruriens como neutralizador de veneno de cobra


A mucuna é usada tradicionalmente como um agente neutralizador de veneno de algumas espécies de cobras peçonhentas. Há uma glicoproteína específica no extrato feito a partir da planta que pode neutralizar as toxinas presentes no veneno que a cobra venha a injetar em um homem.
Pesquisas já mostraram que o extrato de mucuna ainda estimula a produção de anticorpos que neutralizam a letalidades de alguns tipos de venenos.

Estimula a liberação do hormônio do crescimento


A ingestão do extrato de Mucuna contén L- Dopa, um aminoácido que contém substâncias quer podem estimular a liberação natural do hormônio do crescimento. Este hormônio, também chamado de GH, é produzido pela glândula hipófise do cérebro e tem a função de estimular o crescimento em crianças e adolescentes. O GH também ajuda a regular os fluidos corporais, o crescimento dos músculos e óssos, o nível de açúcar e o metabolismo da gordura no organismo.
É interessante ressaltar é que ao estimular os níveis do hormônio do crescimento pode haver impacto também na perda de peso devido ao estímulo mental associado. Além de regular o GH, que fortifica os músculos, melhora a coordenação, a agilidade mental e a força, o vínculo que a mucuna possui com a dopamina, traz também a sensação de bem estar e, com isso, o ânimo para as atividades físicas.

Benéfica no processo de recuperação de dependentes químicos


O estresse, o excesso de uso de estimulantes, o abuso de drogas legais e ilegais e o uso excessivo de álcool esgotam os níveis de dopamina no cérebro. Quando os níveis de dopamina baixam, o indivíduo tende a ficar excessivamente agitado e nervoso e ainda causar danos à produção de neurotransmissores no cérebro. O L-Dopa presente na Mucuna Pruriens ajuda a repor os níveis deficientes de dopamina nas pessoas em processo de recuperação do uso de substâncias viciantes e ainda age restaurando as sinapses neuronais para níveis saudáveis.

Outros possíveis benefícios


Entre os benefícios já associados ao consumo do extrato das sementes de Mucuna Pruriens ainda podemos listar os seguintes:
  • Uma fonte natural de L-Dopa (levodopa), aumenta a dopamina no cérebro
  • Ajuda a relaxar o corpo diminuindo o estresse e a ansiedade
  • Aumenta a libido e revitaliza o sistema reprodutivo
  • Pode oferecer resultados semelhantes aos antidepressivos
  • Promove um sono melhor
  • Coadjuvante na recuperação de dependência de drogas
  • Melhora as funções cognitivas e de memória
  • Estimula a produção do GH e outros hormônios que ajudam a manter a jovialidade
  • Normaliza as habilidades motoras e age como relaxante dos movimentos musculares
  • Pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
  • Promove a digestão
  • Ajuda a energizar o corpo naturalmente

Efeitos colaterais no uso da Mucuna Pruriens


Consumir Mucuna Pruriens é bastante seguro e o extrato está entre os favoritos entre as pessoas que utilizam estimulantes cerebrais naturais, a base de plantas, também chamados de nootrópicos. No entanto, existem alguns efeitos colaterais associados a seu consumo, incluindo dores de cabeça, vômitos, insônia e, possivelmente, confusão. Todos esses efeitos são muito raros e geralmente só se apresentam em indivíduos que tomaram doses excessivamente altas da planta.
O contato com a haste e a vagem da planta pode causar coceira intensa, mas isto não ocorre no caso do consumo do extrato da planta.

Como tomar Mucuna Pruriens


A mucuna pode ser ingerida de três formas:
– Extrato ou em pó: Devem conter pelo menos 15 por cento de L-Dopa para serem eficazes. O pó ou o extrato são tomados misturados na água.
– Comprimidos: O extrato é comprimido e sua ingestão torna-se mais conveniente para algumas pessoas.
– Tintura: A tintura é o extrato líquido feito a partir da dissolução das sementes em álcool para a extração dos nutrientes.
Tanto o pó quanto a tintura podem ser misturados com água, sucos e batidas. O pó também pode ser misturado à água quente e ser tomado como um substituto do café para dar energia ao corpo sem estimulá-lo excessivamente.
Na Amazônia o extrato de mucuna é utilizado há mais de 2.000 anos como um ingrediente do chocolate, junto com o cacau cru.
Na hora de comprar, observe sempre se o produto é feito exclusivamente a partir dos grãos apenas, isto porque quase todos os estudos e pesquisas científicas mostram que os benefícios para a saúde estão apenas nesta parte da Mucuna Pruriens.

A dosagem ideal para obter benefícios à saúde

A dosagem diária comumente recomendada é entre 200 e 500 miligramas. O ideal é começar com uma quantidade menor e aumentar gradativamente de acordo com a necessidade.
É possível encontrar a Mucuna Pruriens em combinação com vários outros suplementos em misturas indicadas para reforçar o humor, melhorar o bem-estar emocional, reduzir o estresse e a ansiedade e para aumentar a concentração e a energia mental.
No caso do extrato líquido, o ideal é consumir de 30 a 60 gotas diluídas em água, chá ou suco, de uma a três vezes por dia.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Fonte:http://www.mundoboaforma.com.br/mucuna-o-que-e-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/#5CgWZ3dm3SDVkmF5.99


Comentários